Free songs

Projeto Mudas e Sementes, implantou um viveiro de 1500 m2 com capacidade de produção de 110.000 mudas por ciclo no terreno adjacente ao CRIDES, de modo a atender a demanda de mudas e sementes da rede voçorocas. O Projeto viabiliza a escolha criteriosa de matrizes fornecedoras de sementes e possibilita a diversificação das espécies produzidas, de modo a ampliar o viveiro implantado inicialmente e construir outros dois viveiros educativos e comunitários menores nas comunidades beneficiárias. As coletas e produção de sementes florestais possuem um grande potencial para a geração de renda na agricultura familiar da região através do manejo sustentável da vegetação nativa, fornecendo assim um serviço ambiental.

 

Projeto Sala Verde que implantou um espaço informativo e educativo no contexto do CRIDES em que as comunidades têm acesso a informações ambientais; a atividades e eventos de caráter ecológico e cultural, dentre outras ações e processos educacionais voltados à questão ambiental. A Sala Verde funciona como um espaço de promoção de sinergias entre instituições, pessoas, projetos, programas e ações locais, conectadas em processos estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Encontra-se inserida dentro da proposta de enraizamento da Educação Ambiental nos Estados e Municípios brasileiros e está sintonizado com o projeto “Municípios Educadores Sustentáveis” do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Conta com apoios estruturais da Diretoria de Educação Ambiental.

A Sala Verde CRIDES foi instalada graças a uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Projeto Maria de Barro. A Sala é a fomentadora de atividades e eventos de educação ambiental do Centro Regional Integrado de Desenvolvimento Sustentável (CRIDES). Uma das atribuições do espaço é promover encontros e debates que discutam o relacionamento da sociedade com o meio ambiente.

Na Sala Verde, é possível efetuar empréstimos de livros, fitas e materiais didáticos relacionados ao meio ambiente.

 Horário de funcionamento

O horário de funcionamento da Sala Verde do Crides é de segunda a sexta-feira, de 09:00 as 11:00 e de 14h as 16h, na sede do Projeto Maria de Barro, na Praça Dr. Freitas de Carvalho, 246 – Centro, Nazareno (MG).

Quem pode utilizá-la

Qualquer pessoa pode utilizar o serviço, basta preencher um formulário ou fazer o cadastramento no local.

 

Projeto de Pesquisa Científica em nível de mestrado concluído: Voçorocas em Nazareno: Origem, uso da terra e atributos do solo. O estudo visou dar subsídios para um gerenciamento do recurso solo no município de Nazareno buscando realizar um diagnóstico integrado da degradação pelas voçorocas numa visão ambiental, histórica, social e econômica. Recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior – Ministério da Educação e Cultura (CAPES / MEC).

Dissertação de mestrado (Atributos Físicos e Socioeconômicos em Cambissolo sob Sistema de Pastagem Extensiva) concluída no Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina. O estudo teve como objetivo diagnosticar a degradação do solo por erosão e compactação nas diferentes tipologias dos agricultores familiares da Bacia Alto Rio Grande, propondo estratégias para implantação de um sistema de agricultura conservacionista na região.