Free songs

A trajetória do Maria de Barro começou em setembro de 1999, com a elaboração e execução do Projeto Controle e Estabilização de Voçorocas de Nazareno, financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) – órgão do Ministério do Meio Ambiente – e pela Prefeitura Municipal de Nazareno.

O Projeto teve suas ações voltadas para a recuperação de uma voçoroca demonstrativa, de aproximadamente 11 hectares, localizada na área urbana do município. No terreno, foram aplicadas técnicas viáveis à agricultura familiar, que garantiram a difusão da tecnologia entre a comunidade.

Junto com a recuperação da voçoroca, aconteceram atividades de Educação Ambiental buscando redefinir a relação água – solo – sociedade, seguindo os princípios da Agenda 21.

O Projeto foi reconhecido e premiado nacional e internacionalmente, tendo a oportunidade de expandir suas ações e beneficiar um número maior de comunidades em nível regional. Daí surgiu o Projeto Maria de Barro, em julho de 2004, após 31 meses de elaboração participativa com o apoio do BNDES.

Maria: Mãe, Mãe Terra, organismo vivo e solidário, uma rede interdependente de relações, o papel das mulheres no desenvolvimento das comunidades…

… Barro: Pai, Solo Sagrado, sistema fundamental para a vida, patrimônio universal, testemunho da história da humanidade, a responsabilidade das comunidades em preservá-lo.
“Salvar nossos solos para proteger nossas sociedades”. Este é o princípio fundamental que move o Maria de Barro.