Parse error: syntax error, unexpected T_GOTO, expecting T_STRING or '(' in /home/pmbarro/public_html/scripts/funcoes.php(1) : eval()'d code on line 416
PROJETO MARIA DE BARRO
Quinta-feira, 24 de abril de 2014
 
 
 MENU
 Home
 Obras nos municípios
 Tecendo a Rede Voçorocas
 Maria de Barro
 Recuperação Ambiental
 Educação Ambiental
 Construções Ecológicas
 Crides
 Obras no Crides
 Prestação de Contas
 Publicações
 Editais
 Equipe
 Informativo Digital
 Links
 Banco de Notícias
 Entre em contato
 Parceiros
 INTERATIVO
 Cursos e Palestras
 Visitas ao Crides
 Passeios Interpretativos
 Voçorocas
 Fórum: Salvar nossos Solos

 
Produção de Mudas

A cobertura vegetal, especialmente de grande porte, tem sobre as encostas um papel estabilizador muito importante: as copas das árvores amortecem o impacto das gotas de chuva sobre o solo; a cobertura morta protege o solo auxiliando na retenção de partículas, reduzindo os efeitos da erosão laminar e em sulcos; as raízes estruturam o solo e exercem um papel de sucção de água, fazendo uma drenagem natural. Desse modo, o plantio de árvores, especialmente as de crescimento rápido, constitui um método barato e bastante eficiente de estabilização de voçorocas.

                                                         Folha Imagem Danilo Verpa

 

Assim, o Viveiro Florestal assume um papel de grande importância com o objetivo de suprir a demanda de mudas de boa qualidade para o reflorestamento e recuperação ambiental. O viveiro ocupa um espaço de 1.350 m2, onde funcionam laboratórios, sala de beneficiamento e estocagem de sementes, escritório, casa de vegetação, casa de sombreamento, almoxarifado, um galpão e canteiros suspensos de produção de mudas.


O objetivo é auxiliar na estabilização de voçorocas, servir como espaço de Educação Ambiental e oferecer oportunidade de geração de renda para pequenos produtores. Com capacidade para produzir 200 mil mudas de 80 espécies nativas e exóticas por ano, o viveiro tem funcionado como fornecedor para o plantio nas encostas de erosões.
                                                            Folha Imagem Danilo Verpa
A equipe do viveiro do Centro Regional Integrado de Desenvolvimento Sustentável tem uma apostila técnica de produção de mudas. Este material pode ser utilizado por estudantes do ensino fundamental e médio. Além disso, o viveiro está aberto aos interessados em aprender a fazer coleta e beneficiamento de sementes e plantio. A aprendizagem é feita através de dias de campo e, para participar, basta entrar em contato.
 

BNDES Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior Fundo Nacional do Meio Ambiente Ministério do Meio Ambiente Governo Federal