Parse error: syntax error, unexpected T_GOTO, expecting T_STRING or '(' in /home/pmbarro/public_html/scripts/funcoes.php(1) : eval()'d code on line 416
PROJETO MARIA DE BARRO
Sexta-feira, 25 de abril de 2014
 
 
 MENU
 Home
 Obras nos municípios
 Tecendo a Rede Voçorocas
 Maria de Barro
 Recuperação Ambiental
 Educação Ambiental
 Construções Ecológicas
 Crides
 Obras no Crides
 Prestação de Contas
 Publicações
 Editais
 Equipe
 Informativo Digital
 Links
 Banco de Notícias
 Entre em contato
 Parceiros
 INTERATIVO
 Cursos e Palestras
 Visitas ao Crides
 Passeios Interpretativos
 Voçorocas
 Fórum: Salvar nossos Solos

 
EPTV faz gravações em voçorocas de Nazareno/MG

 

O Projeto Maria de Barro participou de reportagem da EPTV, que mostra duas voçorocas localizadas em Nazareno, uma degradada e outra já estabilizada.

 

Voçoroca degradada e que sofre deposição de lixo no município de Nazareno/MG

 

A gravação teve grande participação da comunidade: tanto de pessoas prejudicadas pelo lixo que é depositado em uma voçoroca localizada no bairro Bela Vista, quanto de pessoas beneficiadas pela voçoroca estabilizada - crianças que visitam esta voçoroca, que hoje é um Parque Municipal.

Esta reportagem é muito importante por mostrar que as voçorocas, também chamadas desbarrancados, são um problema comum na região, e que as áreas hoje ocupadas por esta forma de erosão podem ser recuperadas.

 

Voçoroca estabilizada, que hoje é um Parque Municipal

 

Na região da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Grande, a incidência de voçorocas é elevada. Sua ocorrência está associada à mineração do ouro no século XVIII, ao tipo de solo na região, ao regime hidrológico, à alocação de estradas rurais sem planejamento, às queimadas e desmatamento e ao manejo inadequado do solo, entre outros (FERREIRA, 2005).

Atualmente o Projeto Maria de Barro é responsável pela gestão da Voçoroca do Córrego do Cravo, que é um Parque Municipal, e recebe visitas monitoradas, antendendo desde crianças até adultos, principalmente estudantes.

Crianças da Escola Municipal Dr. Walfrido S. M Guia em visita à voçoroca

 

Estima-se que em setembro o Projeto Maria de Barro passe a receber visitas mais frequentes, pois está sendo feito um planejamento para que haja melhores estruturas físicas e gerenciais para o atendimento ao público.

Caso haja interesse em conhecer o Projeto Maria de Barro e a Voçoroca do Córrego do Cravo, entrar em contato pelo telefone (35) 3842 1351 ou pelo e-mail mariadebarro.crides@yahoo.com.br.

A reportagem pode ser vista em http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,40425;4,vocoroca+em+nazareno.aspx.

[Voltar]

BNDES Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior Fundo Nacional do Meio Ambiente Ministério do Meio Ambiente Governo Federal