Parse error: syntax error, unexpected T_GOTO, expecting T_STRING or '(' in /home/pmbarro/public_html/scripts/funcoes.php(1) : eval()'d code on line 416
PROJETO MARIA DE BARRO
Quarta-feira, 30 de julho de 2014
 
 
 MENU
 Home
 Obras nos municípios
 Tecendo a Rede Voçorocas
 Maria de Barro
 Recuperação Ambiental
 Educação Ambiental
 Construções Ecológicas
 Crides
 Obras no Crides
 Prestação de Contas
 Publicações
 Editais
 Equipe
 Informativo Digital
 Links
 Banco de Notícias
 Entre em contato
 Parceiros
 INTERATIVO
 Cursos e Palestras
 Visitas ao Crides
 Passeios Interpretativos
 Voçorocas
 Fórum: Salvar nossos Solos

 
CRIDES PROMOVE OFICINA DE MOSAICOS

Aconteceu na sede do Centro regional Integrado de Desenvolvimento Sustentável – CRIDES, na cidade de Nazareno – MG, a primeira Oficina de Mosaicos voltada ao auxilio no despertar de Valores humanos. Após a realização da oficina as facilitadoras do evento  Regina Célia Costa e Daisy Duarte apresentaram as metas que foram alcançadas.

 

Oficina de Mosaicos

Período: 22 a 26 de maio de 2009.

Objetivos: -

·         O auxilio no despertar de Valores humanos, utilizando a arte como instrumento.

·         Capacitação de membros da comunidade

·         Estreitar os laços com a comunidade local

·         Embelezamento do Crides

 

 

A oficina:

A idéia “semente” surgiu através de uma oficina que realizamos no curso de ecoformação da Unipaz de São Paulo, lá fizemos um mosaico, com a colaboração de todos os ecoformandos. Percebendo  o senso de cooperação e interiorização que este exercício traz, sentimos a  necessidade de compartilhar essa profunda vivência com a comunidade de Nazareno.  Sendo assim, convidamos Regina Célia Costa,  bioconstrutora e aluna de RajaYoga da Organização Brahma Kumaris* de São Paulo,  onde se trabalha o desenvolvimento  do potencial do ser humano, para ser a nossa facilitadora nesse lindo desafio de transformar cacos em arte.

“A inspiração e transformação da vida  de muitos nos motiva a expansão das atividades.” enfatiza Regina.

Inicialmente recebemos os alunos do pro jovem*

Em todas as oficinas foi gratificante observar a concentração e interiorização espontânea que o exercício da construção do mosaico proporciona, possibilitando a expressão de diversos valores humanos, como a prática da tolerância, coragem de manifestar o seu potencial criativo, a paciência, a união e a consciência de grupo, a perseverança, a cooperação, o aperfeiçoamento e o  envolvimento de todos  na busca de melhores formas de materializar o trabalho e também apreciar a  construção  positiva da auto imagem. (auto estima/coragem/autoconfiança/desenvoltura).

 

A oficina conta com conhecimento em  artes plásticas onde  o mosaico  apresenta sempre grande profusão de cores representando uma mandala* ou uma figura, que auxilia na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. ”Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem, falou Lidiane Francisca de Carvalho, integrante do Projovem e participante da oficina. Segundo Regina, o processo de construção de um mosaico é uma  meditação  ativa. Na elaboração de uma mandala, a arte se transforma em rito e o rito materializa  a arte.

Trabalhar com mandalas é uma forma carinhosa de abrir o coração para a criatividade, a intuição e o amor”, enfatiza Angélica Mara de Freitas, de 17 anos, aluna do projovem.

Os encontros foram iniciados com  harmonizações, através de cantos universais da paz, danças circulares, expressão corporal e exercícios de respiração  e meditação conduzida, essas práticas possibilitaram aos participantes a potencialização de habilidades pacíficas e cooperativas.

No decorrer das atividades, foram apresentadas  músicas instrumentais de diversas etnias, e claramente se notou a interferência positiva na realização tarefas.

 

“Estou muito admirada com a beleza das mandalas e isto me faz vencer as dificuldades que encontro para fazê-las.” Ressalta Maria de Nazaré Santos Silva, a “Binha  do Maria de Barro” que desde o início da construção do Crides vem trabalhando na feitura de adobes, pintura com terra e demais atividades de bioconstrução do prédio.

A oficina em si, teve seu encerramento ontem, no dia 26 de maio, seis mosaicos foram confeccionados, com a participação de 8 jovens, 2 funcionários do Crides e pessoas da comunidade.

Os integrantes já capacitados darão continuidade ao trabalho, que será aberto para toda comunidade.

Os mosaicos ornamentarão o piso do prédio do CRIDES, das salas de aulas, da biblioteca, cozinha e auditório.

Os objetivos foram atingidos de forma natural e harmônica, o sentimento que permanece é de gratidão e motivação para concluir o restante do trabalho. (Daisy Duarte).

*http://www.bkwsu.org/brazil

*Mandala: é a palavra sânscrita, que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo, nas sociedades primitivas, o ciclo cósmico, que tinha a imagem de uma trajetória circular (circunferência), era identificado como o ano. O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura mandálica dos santuários de todas as épocas e civilizações.Uma vez que o plano arquitetônico do templo é obra dos deuses e se encontra no centro muito próximo deles, esse lugar sagrado está livre de toda corrupção terrestre.

Daisy Duarte: Bibliotecária, 31 anos, multiplicadora de vivências voltadas para os valores humanos, facilitadora de cantos universais da Paz, aluna  do curso de Ecoformação  da unipaz de SP. Voluntária e colaboradora no Projeto Maria de Barro.

Regina Célia Costa: bioconstrutora, terapeuta de florais, praticante de Raja Yoga, voluntária do  instituto Ibiosfera, aluna do curso de Ecoformação da Unipaz de SP.

Saiba mais sobre mosaicos 

 

[Voltar]

BNDES Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior Fundo Nacional do Meio Ambiente Ministério do Meio Ambiente Governo Federal